sexta-feira, 23 de abril de 2010

Liberdade, Educação, Cidadania

Num mundo em que toda a gente fala de liberdade, o que é a liberdade? Sabem? É ter direitos, mas o que é ter direitos? Será que só temos direitos? Ou também teremos obrigações? Normalmente quando alguém diz, eu tenho direito a fazer isto e a fazer aquilo porque tenho esse direito, batem logo de seguida com a mão no peito, com arrogância e expressando o seu direito como um dado adquirido. Será que ter liberdade, é ter liberdade de fazer o que me apetece, e passar por cima dos outros, menosprezando-os, ofendendo-os diariamente, só porque nos ferem o orgulho.

O Problema da nossa sociedade, é um problema de educação, não pode existir liberdade de expressão nem liberdade democrática, se não existir uma educação plena, justa e harmoniosa, educar, não é só educar para os direitos mas é também educar para os deveres. É cada cidadão do mundo, ter consciência dos seus direitos, mas também dos seus deveres e obrigações enquanto cidadão, é educar para os valores, nomeadamente valores humanos, solidários e de partilha. Educar para os direitos, é educar para a cidadania, para a sociedade, eu só posso educar para os direitos se educar em consonância com os direitos do outro.

A possibilidade de maior acesso à informação, notadamente dos grupos sociais mais excluídos, pode potenciar mudanças comportamentais necessárias para uma actuação mais orientada para o interesse de todos. Cidadãos bem informados, ao se assumirem enquanto cidadãos plenos dos seus direitos mas também das suas obrigações, tornam-se cidadãos participativos e motivados para acções de responsabilização e de participação comunitária.

1 comentário: