domingo, 25 de abril de 2010

25 de Abril - 36 anos Depois


Com o 25 de Abril de 1974, deu-se uma grande mudança histórica no país. A revolução de Abril permitiu ao país alcançar a liberdade e democracia tão desejadas. O país fechado alargou os horizontes e anos mais tarde integramos a União Europeia o que permitiu o desenvolvimento do país.

Trinta e seis anos mais tarde, olhamos os valores de Abril e interrogamo-nos se estes são uma realidade nos nossos dias, ou uma mera utopia?
Somos um país, em que para se ser aceite na comunidade, já não basta o mérito nem a humildade, tem de se ter o cartão de um partido, seja ele qual for, para se ser aceite na comunidade e assim, podes ascender socialmente mesmo sem mérito. Onde está a sociedade igualitária? Quando as desigualdades sociais são cada vez mais notórias e onde as grandes fortunas de alguns são feitas à custa da miséria de muitos. Onde os políticos que nos têm governado estão quase todos em administradores de grandes empresas, a ganhar altos ordenados. Será que não estarão a ser compensados pelos serviços prestados aos detentores do poder económico? Mas o povo, esse continua a viver miseravelmente após o 25 de Abril de 1974. Onde estão os valores da igualdade, da liberdade, da solidariedade que tanto foram apregoados? A corrupção, essa continua a emergir, descaradamente…

Valerá a pena comemorar o 25 de Abril, só pelo simples facto de o comemorar? É importante, mas isso só não chega! Devemos aproveitar este dia para debater e reflectir sobre a nossa situação actual enquanto país. Temos o dever de reflectir no que significou o 25 de Abril, nos seus valores e se eles realmente existem.

Sem comentários:

Enviar um comentário