quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Vamos Lutar por uma política de verdade e um novo Rumo !!!

Trabalho Sim!
Desemprego Não!
 
Nós Licenciados:
Vamos Lutar por outra política e um novo Rumo


Os Cursos EFA que dão equivalencia ao 9º Ano e ao 12º Ano, é o que se chama facilidade de oportunidades, entramos numa era do facilitismo... Em que se oferecem qualificações às pessoas, só pelo simples facto de não terem emprego, o estado paga-lhes um ordenado para estudar, muitas vezes superior a quem esta a trabalhar. E nós licenciados, quem nos pagou para estudar? Tivemos que fazer a escolaridade normal e agora estamos, umas vezes sem trabalho outras vezes a recibos verdes, sem garantias de nada. E esta gente só pelo simples facto de estar desempregada, tem direito a ter formação (paga) que lhes da equivalencia ao 9º ano e outros ao 12º ano e qualquer dia vão para a faculdade sem terem feito esforço para isso. E nós, que será feito de nós licenciados? Qualquer dia esta gente ultrapassanos a brincar e nós que estudamos que será feito de nós???? Nós muitas vezes somos obrigados a deitar a mão ao trabalho que outras pessoas com menos qualificações que nós, poderiam fazer, mas não querem ... Coitadinhos !!!
Que Sociedade é esta que menospreza tanto os Licenciados atirado-os para o desemprego e obrigado-os a trabalhar a recibos Verdes, sem garantias nenhumas, que sociedade é esta que paga a pessoas que sempre tiveram a borrifar-se para a escola, e agora vão tirar o 9ºano ou 12º ano sem esforço absolutamente nenhum e que em 1 ano fazem 3 anos de escolaridade???? Eu chamo a isto facilitismo e não oportunidades. Oportunidade para mim é poder estudar mas com o mesmo grau de dificuldade que nós licenciados tivemos para tirar-mos os nossos cursos. E maior parte das vezes a trabalhar durante o dia e a estudar a noite com estatuto de Trabalhador-Estudante...

Digam-me que sociedade é esta??? Acham que é uma Sociedade Justa????

Vamos dizer Basta !!!

Licenciados ...

Vamos Lutar por uma política de verdade e um novo Rumo para nós deixemo-nos de Hipocrisias.

2 comentários:

  1. Acima de tudo é preocupante que se permita esta situação dos recibos, quando muitas vezes a necessidade do trabalho é permanente.

    ResponderEliminar
  2. Apreciem a letra do José Mário Branco e digam-me se não esta actual...
    Fez-se o 25 de Abril, Fez-se a revolução, mas parece que ficou tudo na mesma, ou melhor o poder mudou foi de mãos, em Vez de o poder estar nas mãos de um, agora são 5 ou 6 a comer... Mas uma coisa é certa Salazar fez muita coisa mal, mas nunca roubou o pais, como têm feito os nosso governos e os nossos presidentes de câmara !!!!
    Tinha-mos um estado rico agora esta pobre... Agora nem deixam o pobre do nosso primeiro-ministro governar, é greves de enfermeiros, de professores... como se estas classes não fossem das mais privilegiadas, ao menos no tempo em que estamos tem emprego e ganham bem no inicio de carreira agora nós nas ciências sociais porra, nem empregos temos... que se fizesse uma greve a contestar certas politicas que tem sido feitas, concordo e muito! Agora por apenas capricho para lhes aumentarem o ordenado em 500 euros a mais quando em tempo de crise já ganham bem em inicio de carreira 1000 euros já é óptimo... Nos psicólogos e sociólogos, etc., é que estamos mal que não temos o nosso ganha-pão, quantos psicólogos conheço eu que nem 800 euros, ganham e outros que estão desempregados e sem direito a subsidio de desemprego por estarem a recibos verdes uma vida inteira, agora vem estes enfermeiros dizer que ganham mal no inicio de carreira... Ora Bolas, por amor de deus, não gozem com quem está desempregado...
    Vamos lutar e fazer greves por uma politica de verdade, quantas pessoas vemos nos a receber subsidio de desemprego e rendimento mínimo garantido sem darem contrapartidas ao estado... Para mim os centros de emprego deveriam funcionar de outra forma, deviam de se preocupar na negociação de empregos para as pessoas licenciados ou não. Mas, neste momento os centros de emprego só se preocupam com as novas oportunidades e dar habilitações as pessoas, para que ??? Para continuarem no desemprego... Com os licenciados nem se preocupam... Penso, que os centros de emprego deveriam negociar com as pessoas, do tipo, tudo bem tem direito a subsidio de desemprego mas em contrapartidas as pessoas, que recebem esse subsidio, poderiam dar algo em troca à comunidade onde vivem... Não é só receber e venha a nos o nosso reino. Se recebemos dinheiro temos que dar algo em troca, o que poderá ser em horas de trabalho à comunidade onde residem. Agora receber dinheiro do estado para não produzir onde é que isto já se viu... Contra estas politicas é que nós devíamos fazer greve, e não só e exclusivamente por dinheiro, e regalias pessoais... Vê-se mesmo que vivemos num mundo capitalista... E os sindicatos, esses só estão interessados em mostrar trabalho, para poderem dizer que o dinheiro que nós todos sindicalizados pagamos, vale a pena. E claro, agradar ao povo… Porque interessados em defender os interesses das pessoas parece que não estão para ai virados…
    Que Pais meu deus, Tenho vergonha!!!
    Saudações Psi´s

    ResponderEliminar